Aston Martin acelera jornada para negócio de ultra luxo sustentável com anúncio da estratégia Racing.Green.

Lançado no Dia da Terra (22 de abril), a estratégia Racing.Green. formaliza os princípios fundamentais, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que refletem a abordagem estabelecida da Aston Martin para a sustentabilidade e estabelece novas metas ousadas em todos os aspectos do negócio, com foco no combate às mudanças climáticas, criando um ambiente melhor e construindo um ambiente mais forte e diversificado, além de uma empresa mais inclusiva.

 

A Aston Martin se juntou a uma lista de empresas interessadas que se comprometem a agir sobre as mudanças climáticas por meio da associação à iniciativa Science Based Targets (SBTi), o órgão global que permite que as empresas estabeleçam metas de redução de emissões alinhadas com a ciência do clima.

 

Dentro dos compromissos anunciados no Racing.Green. A Aston Martin está visando emissões Net-Zero de suas instalações de fabricação até 2030, com uma redução de 30% nas emissões da cadeia de suprimentos em relação à linha de base de 2020. A empresa delineou a ambição de atingir emissões Net-Zero em toda a sua cadeia de suprimentos até 2039.

 

As novas metas se baseiam no progresso de sustentabilidade da Aston Martin até o momento, com uma redução de 44% na intensidade de emissões em suas operações no Reino Unido entre 2020 e 2021 e 100% de energia renovável usada em todas as suas instalações de fabricação no Reino Unido desde 2019. Um grande projeto verá a Aston Martin instalar mais de 14.000 painéis solares em suas instalações de St Athan, no País de Gales, capazes de fornecer 20% da demanda anual de energia da usina.

 

100% dos resíduos da Aston Martin já são desviados com sucesso do aterro, com o objetivo de eliminar todos os resíduos de embalagens plásticas da Aston Martin dentro de três anos. O Racing.Green. é uma estratégia que também visa a redução do consumo de água em 15%, a maximização de materiais sustentáveis e a melhoria da biodiversidade em todos os locais.

 

Reconhecida pela longevidade de seus produtos, exclusividade e fabricação artesanal, a Aston Martin fabricou menos de 109.000 carros em seus 109 anos de história – com 95% desses carros altamente estimados ainda em sua jornada.

 

Os princípios de sustentabilidade também serão incorporados à futura estratégia de produtos da Aston Martin, incluindo um roteiro claro para a eletrificação. A Aston Martin está desenvolvendo alternativas ao motor de combustão interna, com seu primeiro híbrido plug-in - o supercarro de motor central Valhalla - para iniciar as entregas no início de 2024. O primeiro veículo elétrico a bateria da Aston Martin tem lançamento previsto para 2025 e, até 2026, todas as novas linhas de produtos da Aston Martin terão uma opção de motor eletrificado. A Aston Martin planeja que todo o seu portfólio principal de carros esportivos e SUVs seja totalmente eletrificado até 2030.

O uso de materiais sustentáveis inovadores nos carros Aston Martin também está sendo expandido, incluindo a exploração do uso de liga de alumínio verde - fabricada com 100% de energia renovável - e opções de interiores veganos sem couro, para oferecer maior escolha ao cliente e reduzir o impacto ambiental.

 

Como parte de sua estratégia de Diversidade, Igualdade e Inclusão, a Aston Martin tem como meta que 25% de todos os cargos de liderança sejam preenchidos por mulheres nos próximos cinco anos.

 

A estratégia e seu progresso em direção aos objetivos estabelecidos pela marca são supervisionados por um Comitê de Sustentabilidade do Conselho, presidido pela Diretora Não-Executiva, Dra. Anne Stevens.

 

Tobias Moers, CEO da Aston Martin Lagonda, disse: Enquanto abraçamos a eletrificação, acreditamos que nossas ambições de sustentabilidade devem ser mais amplas do que apenas produzir veículos livres de emissões, e queremos impulsionar os princípios de sustentabilidade em todo o nosso negócio, com uma equipe representativa da sociedade produzindo orgulhosamente produtos responsáveis com impacto ambiental reduzido e fazendo uma contribuição positiva para as comunidades onde atuamos.

 

“Aplicando nossa paixão pela inovação em engenharia e design a esse desafio, estamos empolgados em moldar não apenas a rapidez com que o mundo vai de zero a cem, mas a rapidez com que chegamos ao Net-Zero.”
 

 

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.

 

Sobre a Aston Martin

Fundada em 1913 em uma pequena garagem de Londres, a Aston Martin consolidou desde cedo sua reputação por meio de participações em corridas e pela qualidade de seus automóveis. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.

 

O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme "007 Contra Goldfinger", de 1964. Atualmente, a marca tem em sua linha de produtos os modelos DBX (SUV), Vantage, DB11 e DBS Superleggera. O Valkyrie, um superesportivo de propulsão híbrida com 1.160 HP de potência, será produzido em série limitada em 2021.

 

A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo – o mais recente deles foi o do Campeonato Mundial de Endurance em 2020. Em 2021, a Aston Martin passa a competir na Fórmula 1 com os pilotos Sebastian Vettel e Lance Stroll.

– FIM –