Aston Martin apresenta o DB12, primeiro Super Turismo do mundo

A Aston Martin tem o orgulho de apresentar o novo DB12. Mesclando as inúmeras características esportivas à capacidade dinâmica, esta nova geração da lendária linhagem DB define sua nova e própria categoria. Combinando uma excitante experiência de pilotagem com excepcional refinamento, tecnologia moderna e muito luxo, o DB12 pede uma nova definição. Grand Turismo não é suficiente: este é o primeiro Super Turismo do mundo.

 

O DB12 leva a uma nova direção. Aquela que o torna o mais completo modelo da história da Aston Martin. Coroado com excepcionais performance e dirigibilidade para satisfazer e recompensar os mais exigentes pilotos, seu chassi meticulosamente ajustado está perfeitamente habilitado a receber o motor V8 biturbo de 600 cv e 800 Nm líder da classe. O resultado é um Aston Martin energizado que brilha com autenticidade, capacidade e paixão para entregar uma experiência de pilotagem incomparável.

 

Projetado para maximizar a performance e ampliar a emoção, o DB12 é produto de um conceito completo. Começa com a significativa melhora na rigidez estrutural e termina com os pneus Michelin Pilot Sport 5 S fabricados para a exata especificação da Aston Martin. Sustentado por um sistema totalmente novo de suspensão que apresenta os mais modernos amortecedores reguláveis, controle e conexão são ainda mais ampliados pela direção assistida eletronicamente (EPAS, Electronic Power Assisted Steering) excepcionalmente precisa e direta e pelo diferencial eletrônico traseiro (E-Diff) que aumenta a agilidade e torna o DB12 extremamente dinâmico.

 

 

O anúncio do DB12 vem no momento em que a Aston Martin celebra duas significativas conquistas em 2023: seu aniversário de 110 anos e os 75 anos da ilustre linhagem DB. Quando os fundadores Leonel Martin e Robert Bamford formaram oficialmente a parceria que resultou na Aston Martin, eles deram a partida em mais de um século de paixão pelo automóvel, inovações de ponta na indústria britânica e sucesso no automobilismo de alta octanagem. E surge também quando a Aston Martin está saboreando um dos seus mais exitosos períodos em 110 anos de história graças à sua sequência de pódios na temporada de Fórmula 1 de 2023. Competir no topo do automobilismo mundial continua sendo uma viga-mestra da estratégia da marca e de produtos.

 

Sem qualquer sombra de dúvida, o DB12 faz uma afirmação enfática. Aquela que exala a confiança em um carro capaz de ir de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 segundos, velocidade máxima de 325 km/h e a melhor potência da classe gerada por seu motor V8 biturbo de 4 litros. Este excepcional motor feito à mão foi desenvolvido pelos engenheiros da Aston Martin para ser líder da classe com seus 680 cv de potência a 6.000 rotações por minuto e 800 Nm de 2.750 a 6.000 rotações por minuto – um aumento de 34% comparado ao DB11.

 

A potência é enviada pela transmissão automática de oito velocidades e, pela primeira vez num modelo Aston Martin DB, pelo E-Diff (direrencial eletrônico traseiro). Esse diferencial é ligado ao sistema eletrônico de controle de estabilidade (ESC, Electronic Stability Control). Ao contrário do diferencial convencional (Limited Slip Differential), pode ir de totalmente aberto a 100% travado em milissegundos, dando ao condutor a máxima resposta para a mais precisa e consistente dirigibilidade.

 

O DB12 introduz um sistema de última geração do estabilizador eletrônico (ESP, Electronic Stability Programme), com cinco modos de condução predefinidos: GT, Sport e Sport Plus ajustam progressivamente o comportamento dinâmico, com cada passo dando ao piloto mais liberdade para explorar os limites de aderência e tração. O modo Wet (pista molhada) aumenta a estabilidade em superfícies de baixa aderência. E o Individual permite ao piloto configurar os sistemas de acordo com suas preferências, com liberdade para compor ajustes de chassi, motor, ESP e controle de tração. Os modos de condução são selecionados usando o console central. Um seletor rotativo serrilhado permite uma função de ciclo rápida e fácil por meio de cinco pré-ajustes. Botões individuais para chassi, ESP e escapamento também estão localizados no console central, abaixo e à esquerda do seletor rotativo. Isso permite que o motorista substitua a prioridade do modo de condução e selecione suas configurações preferidas.

 

 

O design externo arrojado e assertivo é a perfeita expressão de força e potência. Apresentado com o imaculado estilo pelo qual a Aston Martin é reconhecida, integrando os 75 anos de herança da DB às definidoras proporções do segmento merecedoras do primeiro super turismo do mundo, esbanja confiança e pede atenção com impressionante aparência atlética, calculada agressividade e elegância sem rival.

 

Vice-presidente executivo e chefe de criação da Aston Martin, Marek Reichman destaca: “O DB 12 é nossa definição de design de um super turismo. Historicamente, o código de GT entre os entusiastas mais contemporâneos significa alguma aparência de conforto, velocidade e refinamento. Mas, uma vez que o cliente Aston Martin não é um motorista comum, e nós não mais simplesmente desenhamos objetos para eles, colocamos tudo junto no DB12 – a dirigibilidade, a dinâmica, o trem de força, o senso de espaço, o estilo -, e o fizemos por meio do máximo de tecnologia para entregar esta nova categoria de experiência de pilotagem em performance e design.”

 

Enriquecido por um interior totalmente novo e ultra luxuoso, o DB12 oferece aos ocupantes moderna opulência e a última geração do exclusivo sistema de info-entretenimento da Aston Martin, uma formidável série de tecnologia conectada que entretém com o espetacular sistema surround sound do novo parceiro de áudio Bowers & Wilkins.

 

Amedeo Felisa, executivo-chefe da Aston Martin, disse sobre o novo DB12: “Quando uma marca tem tanta história quanto a Aston Martin, é importante honrar o passado. Não apenas ao olhar para trás, mas indo adiante com a mesma energia e paixão que impulsionaram nossos fundadores 110 anos atrás. Com o novo DB12 estamos revigorando a linha DB e reafirmando a Aston Martin como excepcional construtor de carros de alta performance. Ao combinar a liderança de performance em sua classe e a excepcional dinâmica de chassi com a tecnologia de ponta, artesanato impecável e design imaculado, o DB12 leva a Aston Martin a uma nova era de excelência.”

 

Com as primeiras entregas para o Brasil previstas para o quarto trimestre de 2023, o novíssimo e arrojado DB12 está definindo sua própria categoria e estabelecendo novo padrão de performance, prazer de dirigir, ultra luxo e estilo. Não é um mero GT. O DB12 é o primeiro Super Turismo do mundo.

 

 

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo. 

 

Sobre a Aston Martin Lagonda

A visão da Aston Martin é ser a marca britânica mais desejável e ultraluxuosa do mundo, criando os carros de alto desempenho mais viciantes.

 

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e excluisividade. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.

 

A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado pelo tempo e belo estilo para produzir uma variedade de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB11, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie.

 

O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme "007 Contra Goldfinger", de 1964.

 

Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon e sua luxuosa linha de SUVs DBX é orgulhosamente fabricada em St Athan, País de Gales.

 

A Lagonda foi fundada em 1899 e a Aston Martin em 1913. As duas marcas se juntaram em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa agora está listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.

 

A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo.

 

Em 2020, Lawrence Stroll se tornou o presidente executivo da empresa. Foram feitos novos e significativos investimentos, um movimento que levou ao retorno da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team e iniciou uma nova era para a icônica marca britânica.

– FIM –