Aston Martin conquista a pole position como Safety Car Oficial de Fórmula 1®

  • Safety Car Oficial da Fórmula 1 ® baseado no carro esportivo da Aston Martin, Vantage
  • Aston Martin DBX torna-se um carro médico oficial de Fórmula 1 ®
  • Ambos os carros fazem sua estreia no teste de pré-temporada da F1 ® em Bahrein, de 12 a 14 de março
  • Sucessos anteriores da Aston Martin Racing contribuem para o desenvolvimento do safety car
 
08 de março de 2021, Gaydon: Quando Aston Martin retornar ao Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA ® no final deste mês, estará com mais de dois competidores do Grande Prêmio no grid de Fórmula 1 ® Gulf Air Bahrain Grand Prix 2021: Pela primeira vez na história do esporte, os carros Oficiais de Segurança e Medicina da Fórmula 1 ® também levarão as famosas asas da marca de luxo britânica.
 
Uma versão especialmente equipada do Aston Martin Vantage foi desenvolvida para o papel crítico de intervir e controlar o ritmo de um evento envolvendo os carros de corrida mais rápidos do mundo. Projetado por uma equipe experiente na sede da Aston Martin em Gaydon, o carro se beneficia de melhorias significativas na aerodinâmica e no chassi. Com apenas algumas modificações adicionais para torná-lo compatível com a FIA, o novo safety car é o auge do desempenho do Vantage.
 
O Aston Martin DBX, o primeiro SUV da marca aclamado pela crítica, também assumirá o papel de um Carro Médico Oficial de Fórmula 1 ® , exibindo sua própria potência e destreza de manuseio ao entrar em ação para dar suporte em caso de emergência.
 
Aston Martin Vantage - Um Safety Car Oficial da Fórmula 1®
Pilotado pelo piloto indicado pela FIA, Bernd Mayländer (DE), que está no comando do safety car F1 ® há mais de vinte anos, o Aston Martin permanecerá em espera no pit lane durante a corrida.
 
Quando implantado pelo Controle de Corrida em caso de mau tempo ou acidente, o ex-piloto e co-piloto Richard Darker (Reino Unido) irá para a pista na frente do campo para controlar com segurança o ritmo do pelotão, neutralizando o evento e permitindo que qualquer incidente seja administrado com segurança pelos oficiais do circuito.
 
As temperaturas dos pneus F1 ® podem cair quando os carros estão rodando em velocidades abaixo do ideal, portanto, tempos de volta rápidos são essenciais para o Safety Car Oficial de Fórmula 1 ®. Essa responsabilidade levou o CEO da Aston Martin Lagonda, Tobias Moers, a incumbir a equipe de engenharia de aprimorar o já esportivo Vantage, com foco na melhoria do desempenho na pista e nos tempos de volta. 
 
Os resultados? A potência aumentou em 25 CV para 535 CV, fornecida por um V8 twin-turbo de 4.0 litros com capacidade de desempenho significativa indo de 0-60 mph em apenas 3,5 segundos. 685Nm de torque de pico permanece o mesmo, mas agora é sustentado por mais tempo, e com trabalho adicional na transmissão significa que o motorista tem um melhor senso de direção, precisão e controle por meio de mudanças de marcha para cima e para baixo. A grade Vaned juntamente com um novo divisor dianteiro cria 155,6 kg de downforce a 200 km / h; mais de 60 kg do que a produção que a Vantage produz na mesma velocidade. Modificações na suspensão, direção e amortecedores também foram realizadas, com modificações mais detalhadas na proteção da parte inferior da carroceria para aumentar a rigidez estrutural dianteira. Tudo isso, junto com um kit aerodinâmico abrangente e uma mudança para pneus de perfil inferior,® Safety Car tem todas as credenciais para lidar com um circuito de Fórmula 1 ® .
 
A Aston Martin é conhecida mundialmente por seus sucessos de alto nível em corridas de carros esportivos, mais recentemente a vitória em várias classes do ano passado nas 24 Horas de Le Mans, que contribuíram para se tornarem Campeões dos Fabricantes de Resistência Mundial da FIA GT. Os desenvolvimentos de engenharia derivados desses sucessos ajudaram os sistemas presentes no F1 ®carro de segurança. Os requisitos exclusivos do safety car significam que o veículo deve ser capaz de ir de velocidades máximas, de volta à marcha lenta no pit lane, sem nem mesmo uma volta de resfriamento, portanto, um sistema de gerenciamento térmico confiável e robusto é um elemento-chave para seu atuação. Tendo já desenvolvido um sistema de resfriamento que provou ser eficaz em condições e temperaturas extremas no carro de corrida Vantage GT4 vencedor de vários campeonatos, a Aston Martin transferiu essa tecnologia para o safety car, junto com a adição de aberturas extras no capô para apoiar o resfriamento adicional.
 
Como funciona com pneus de estrada Pirelli padrão, o safety car também é equipado com os mesmos freios de carbono-cerâmica encontrados no Vantage de produção, com dutos de freio adicionais escondidos dentro da grade dianteira para ajudar no resfriamento.
 
O safety car imita o carro da equipe Aston Martin Cognizant Formula One ® com uma cor de pintura totalmente nova, 2021 Aston Martin Racing Green, que foi desenvolvido especificamente para celebrar o retorno das marcas às corridas de Fórmula 1 ® após mais de 60 anos. Uma risca de giz Lime Essence destaca o divisor frontal; uma cor sinônima com o pedigree de corrida de sucesso da Aston Martin, e mais recentemente usada no Vantage de grande sucesso que competiu no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC). O carro de segurança F1 ® se distingue por sua proeminente pintura de carro de segurança FIA, antenas de rádio montadas na carroceria, uma placa de número traseira de LED e uma barra de luz LED montada no teto sob medida, desenvolvida pela Aston Martin. 
 
A barra de luz fica em um pedestal de fibra de carbono, elevada acima da linha do telhado. O perfil aerodinâmico é projetado para oferecer a menor resistência possível, enquanto fornece um fluxo de ar otimizado para a asa traseira exagerada. Luzes brilhantes laranja nas bordas externas da barra de luz acendem quando o Safety Car Oficial de Fórmula 1 ® entra na pista. Uma luz piscante âmbar posicionada centralmente acende quando o safety car está em posição à frente do líder da corrida - indicando que ninguém deve ultrapassar; duas luzes verdes centralmente posicionadas são acesas uma vez que é seguro para o F1 ®carros para passar. Os faróis e lanternas traseiras também piscam para ajudar na implantação segura do carro. A placa de matrícula traseira exibe 'Safety Car' iluminado por LEDs, permitindo ver dos veículos que estão atrás em todas as condições climáticas. Uma câmera traseira também é fixada na barra de luz que alimenta uma imagem ao vivo em um segundo espelho retrovisor localizado dentro da cabine, permitindo que o co-piloto monitore qualquer atividade na parte traseira.
 
Além disso, dentro da cabine, os assentos de produção foram substituídos por assentos de corrida aprovados pela FIA, equipados com arnês de segurança de 6 pontos, os mesmos encontrados no F1 ®carros da equipe. Duas telas são montadas no painel, fornecendo ao piloto e co-piloto uma transmissão de televisão ao vivo e uma variedade de telas de informações personalizáveis, incluindo o tempo das voltas ao vivo e o posicionamento da pista de todos os carros de corrida ativos. O console central foi modificado significativamente. O botão giratório foi movido de volta para onde o porta-copos estava posicionado e em seu lugar fica um sistema de controle de chave usado para executar uma série de ações, incluindo ativação da sirene, comunicações de rádio e controle dos LEDs da barra de luz. O 'Marshalling System' está integrado no painel de instrumentos e no painel de instrumentos, permitindo ao condutor e ao co-piloto ver qual a cor da bandeira que está a ser mostrada na pista, através da iluminação da mesma luz LED colorida; espelhando o sistema que também apresenta por regulamento em todas as F1® carros de equipe. Câmeras de TV também são montadas em cima e dentro do carro, para fornecer imagens de TV ao vivo.
 
Motorista de carro de segurança, Bernd Mayländer disse “Fórmula 1 ® fãs ao redor do mundo estão satisfeitos por ver o retorno de Aston Martin para a pista, como sou I. O Safety Car Oficial da F1 ® é um carro bonito, capaz que significa um excitante novo era para Aston Martin. ”
 
Aston Martin DBX - um carro médico oficial de Fórmula 1 ®
Aston Martin DBX também compartilhará o carro médico oficial de Fórmula 1 ®responsabilidades nesta temporada, dirigido por Alan van der Merwe (41, África do Sul). Como o safety car, o carro médico se distingue por sua pintura 2021 Aston Martin Racing Green com detalhes em Lime Green - bem como a proeminente pintura do carro médico FIA, placa traseira de LED e barra de luz LED montada no teto que fica no teto trilhos. 
 
Alimentado pelo motor V8 biturbo de 4 litros, também encontrado no DB11 e no Vantage, o DBX oferece uma saída impressionante de 550 CV e 700NM de torque que lança o DBX de 0 a 62 mph em apenas 4,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 181 mph. Tudo isso garante que a equipe médica da FIA possa responder com eficácia a uma emergência. Com um som que é inquestionavelmente Aston Martin, o sistema de exaustão ativo significa que DBX não só será visto, mas ouvido, como o faz.
 
O carro médico oficial da Fórmula 1® é necessário transportar uma quantidade significativa de equipamentos, incluindo uma grande maleta médica, um desfibrilador, dois extintores de incêndio e um kit de queimadura - e o DBX está mais do que equipado com 632 litros de espaço para bagagens. 
 
Embora o acabamento interno seja totalmente representativo de um veículo do cliente, o banco traseiro central foi removido e os quatro restantes foram substituídos por bancos esportivos, cada um equipado com um cinto de segurança de 6 pontos. Eles fornecem assentos para o motorista, Alan van der Merwe e Dr. Ian Roberts - a FIA Fórmula 1 ®O Coordenador de Resposta Médica, bem como um Médico Local, deixando um sobressalente, caso um incidente exija que um piloto seja conduzido de volta ao pit lane. Muito parecido com o carro de segurança, duas telas foram montadas no painel para fornecer imagens ao vivo da corrida. Uma tela adicional é utilizada para a leitura dos dados biométricos ao vivo, entregues via tecnologia nas luvas do motorista, que em caso de acidente fornecem informações críticas sobre o seu estado. O 'Marshalling System' e o visor da câmera do espelho retrovisor também foram instalados no carro médico.
 
O desenvolvimento destes carros de segurança oficiais de Fórmula 1 ® e carros médicos oficiais de Fórmula 1 ®foi executado pela equipe de engenharia da Aston Martin. Ambos os veículos passaram por testes significativos, que incluíram avaliações de durabilidade em alta velocidade e condução em circuito agressivo nas instalações da Aston Martin em Silverstone, totalizando quase 15.000 km juntos. Os veículos também foram testados em uma câmara climatizada dinamométrica para garantir seu desempenho em todas as condições de corrida.
 
Tobias Moers, CEO da Aston Martin Lagonda disse: "Junto com toda a empresa, estou extremamente orgulhoso do retorno das marcas da Aston Martin à Fórmula 1 ®,o auge do automobilismo pela primeira vez em mais de 60 anos e representa o início de uma nova era significativa para a Aston Martin. Ver nosso aclamado Vantage, nosso carro esportivo mais dinâmico, desempenhando o papel de Safety Car Oficial da Fórmula 1 e nosso primeiro SUV, DBX, operando como o Carro Médico em circuitos de Fórmula 1 ® em todo o mundo é um momento de orgulho para todos nós ”.
 
Os fãs do Aston Martin poderão ver o Aston Martin Vantage Safety Car Oficial da Fórmula 1 ® em ação pela primeira vez durante os três dias de teste de pré-temporada no Bahrein em 12-14 de março, e novamente durante a rodada de abertura de o Campeonato Mundial de Fórmula Um ® da FIA, no mesmo local, duas semanas depois.
 
A Fórmula 1 ®Gulf Air Bahrain Grand Prix 2021 será transmitido ao vivo no domingo, 28 de março de 2021, a partir das 16:00 GMT.
– FIM –