27/07/2021

Aston Martin e McLaren filiam-se à Abeifa

Aston Martin e McLaren, as duas marcas representadas no Brasil pela UK Motors, são as mais novas filiadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotivos). A UK Motors é formada pelos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias Premium) e Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil).

Criada em 2010, a McLaren Automotive passou a ter representação oficial no Brasil em 2018. Sua linha de veículos é formada unicamente por esportivos de alto desempenho, tendo atualmente os modelos GT, 720S Coupé, 720S Spider e Artura – este, lançado na Europa em fevereiro, chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano.

Também para o segundo semestre deste ano está prevista a chegada das primeiras unidades de modelos Aston Martin importadas oficialmente pela UK Motors. A marca inglesa, fundada em 1913, oferece atualmente os esportivos DB11, DBS e Vantage (mais as respectivas versões conversíveis) e o DBX, primeiro SUV da história da Aston Martin.

“A filiação à Abeifa é um passo natural para uma empresa que tem duas marcas no portfolio, como é o caso da UK Motors com a McLaren e a Aston Martin. A entidade está completando três décadas como representante dos importadores e dos fabricantes de veículos e tem sido fundamental para demonstrar a importância do setor para a economia e para a geração de empregos”, declara Henry Visconde, sócio-diretor da UK Motors. “Ser membro da Abeifa fortalece o portfólio da marcas representadas pela entidade, que indiretamente contribui muito para a competitividade e o desenvolvimento tecnológico do mercado automobilístico no Brasil.”

“É com muita honra que recebemos a Aston Martin e a McLaren nos quadros associativos da entidade, respectivamente por sua tradição no segmento Premium e por sua tecnologia e desempenho das pistas para as ruas. Mas, sobretudo, porque essas marcas trazem a essência dos veículos importados, o balizamento de inovações”, afirma João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa, para quem a entrada das duas marcas britânicas “fortalece ainda mais a imagem da entidade, que em março último completou 30 anos”, finaliza.

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo. 

Sobre a Aston Martin

Fundada em 1913, a Aston Martin consolidou rapidamente sua reputação por meio de participações em corridas e pela qualidade de seus automóveis. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.

O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme "007 Contra Goldfinger", de 1964. Atualmente, a marca tem em sua linha de produtos os modelos DBX (SUV), Vantage, DB11 e DBS Superleggera. O Valkyrie, um superesportivo de propulsão híbrida com 1.160 HP de potência, será produzido em série limitada em 2021.

A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo – o mais recente deles foi o do Campeonato Mundial de Endurance em 2020. Em 2021, a Aston Martin passa a competir na Fórmula 1 com os pilotos Sebastian Vettel e Lance Stroll.

Sobre a McLaren Automotive

Formada em 2010, a McLaren Automotive é hoje a maior parte do McLaren Group. Sua origem remonta a 1964, quando o piloto neozelandês Bruce McLaren iniciou a fabricação de carros de corrida (bipostos e monopostos). Em 1966, a McLaren fez sua estreia na Fórmula 1, iniciando uma trajetória que resultou em oito títulos mundiais de construtores e doze de pilotos. A McLaren tem vitórias também nas 24 Horas de Le Mans e nas 500 Milhas de Indianápolis.

O atual portfolio de produtos da empresa (modelos das linhas GT, Supercar, Motorsport e Ultimate) é vendido por meio de mais de 85 concessionários em 40 mercados no mundo. O primeiro carro de rua com a marca McLaren, o M6GT, foi construído pelo próprio Bruce McLaren em 1969. Em 1993, a McLaren projetou e construiu o carro de rua McLaren F1, em produção limitada. 

Em 2020, a McLaren lançou o 765LT e revelou a nova arquitetura de baixo peso fabricada no McLaren Composites Technology Centre de £ 50 milhões, inaugurado na região de Sheffield, no norte da Inglaterra, que sustentará a próxima década do futuro eletrificado da McLaren.

– FIM –