Aston Martin Vantage conquista famosa vitória nas 24 Horas de Le Mans

A Aston Martin conquistou outra famosa vitória com seu Vantage GTE, quando a equipe parceira TF Sport conquistou a classe GTE-Am na 90ª rodada das 24 Horas de Le Mans no último fim de semana, de 11 a 12 de junho. A vitória, em um ano com um recorde de 23 carros no GTE-Am, marca a segunda em três anos em Le Mans para a TF Sport após seu sucesso na classe em 2020.

 

O vencedor de Ben Keating (EUA), o bicampeão mundial FIA GT Marco Sørensen (DKN) e Henrique Chaves (PRT) – todos vencedores pela primeira vez em Le Mans – dirigiram o #33 Vantage para casa com um desempenho próximo da perfeição. O resultado coloca Keating, Sørensen e a equipe TF Sport na liderança da classe na classificação do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).

 

 

Um forte desempenho de fim de semana para a Aston Martin foi completado por um terceiro lugar no pódio para o campeão FIA WEC GTE-Am de 2017 Paul Dalla Lana (CAN) e seus companheiros de equipe NorthWest AMR Nicki Thiim (DKN) e o estreante de Le Mans David Pittard (GBR)) no #98 Vantage, que liderou a classificação da classe deste ano à frente de Le Mans, tendo definido o ritmo nas duas rodadas de abertura – as 1.000 milhas de Sebring nos Estados Unidos e as 6 Horas de Spa.

 

O evento marcou o quinto ano da participação do Vantage GTE em Le Mans, e o resultado de 1-3, na sequência da dupla vitória GTE-Pro e Am em 2020, é a terceira vitória do carro em GTE-Am.

 

TF SPORT lidera antes da metade

Os Aston Martins subiram na classificação tendo feito um progresso seguro e constante desde o início no sábado (11) às 16h CET. O NorthWest AMR Vantage largou da P5 no grid GTE-AM, com o TF Sport três lugares atrás. O terceiro Vantage, inscrito pela D'station Racing em seu segundo assalto a Le Mans com assistência da TF Sport, começou em P19.

 

Com a luz do dia se transformando em anoitecer e depois em escuridão, ambas as equipes do NorthWest AMR e TF Sport Aston Martins subiram para os quatro primeiros. Pouco antes da metade do caminho, o TF Sport #33 assumiu a liderança pela primeira vez e na manhã de domingo, Keating e seus companheiros de equipe estavam totalmente estabelecidos no topo. A NorthWest AMR fez um Aston Martin 1-2 no topo da classe.

 

À medida que a manhã avançava, Dalla Lana e seus companheiros de equipe se viram atrasados por uma série de zonas lentas e uma interrupção do safety car. Mas eles continuaram lutando por um pódio no #98 Vantage durante a tarde e quando um rival à frente deles teve problemas a menos de uma hora e meia do final das 16h, o carro estava perfeitamente posicionado para voltar ao terceiro lugar do pódio.

 

Enquanto isso, o #33 TF Sport Vantage aumentou sua vantagem no domingo de manhã e à tarde, auxiliado por mais de um giro de seu principal rival, para garantir uma vitória famosa.

 

O #777 D'station Racing Vantage, pilotado pelo campeão de Super Taikyu Satoshi Hoshino (JPN) e pelo co-piloto e gerente de equipe Tomonobu Fujii (JPN), juntamente com a estrela britânica de GT Charlie Fagg (GBR), foi retirado com danos na suspensão após um incidente na pista.

 

Alegria para Aston e seus parceiros

“Este é um ótimo resultado e desempenho da TF Sport”, disse Keating encantado com a vitória. “Não tivemos penalidades, erros, viagens ao cascalho ou qualquer coisa.”

 

Pittard também ficou encantado com um pódio em sua estreia em Le Mans, no que foi a 10ª largada de Dalla Lana em Le Mans. “Estamos competindo no campeonato completo e há muitas entradas de convidados aqui com pilotos muito rápidos”, disse Pittard. “Mas a consistência da Aston Martin e da nossa formação de pilotos nos trouxe para cima. Tem sido uma montanha-russa de emoções porque depois de meia hora eu ficaria feliz em terminar entre os 10 primeiros. Mas por 20 horas estávamos lutando por um lugar no pódio. Este não é o primeiro rodeio da equipe, então eles me mantiveram calmo. Tem sido incrível, uma das melhores semanas da minha vida”, completou o piloto estreante.

 

Lawrence Stroll, presidente executivo da Aston Martin, disse: “Desfrutar desse tipo de sucesso no nível mais alto das corridas de Endurance é testemunho da qualidade do Vantage GTE, da equipe TF Sport e do carro de estrada Vantage que é a base desse carro de corrida. Parabéns ao Ben, Marco e Henrique pela corrida impecável e pela primeira vitória em Le Mans. A Aston Martin nasceu há 109 anos do amor pelas corridas e competir em todos os níveis do automobilismo está no DNA da Aston Martin. É apropriado que o Vantage, nosso carro esportivo de desempenho mais focado, seja um verdadeiro sucesso com nossos clientes na estrada e na pista – Vantage F1®️ Edition, V12 Vantage, Vantage GTE – todos vencedores.”

 

Embarcando em sua quarta temporada no campeonato mundial, o Vantage continua sendo um candidato ao título formidável como sempre. Alimentado por uma versão desenvolvida para corrida do motor twin-turbo V8 de quatro litros encontrado no carro de estrada do qual deriva, este protótipo derivado do carro GT foi conquistador na categoria WEC GTE Pro durante a temporada de 2019 e de 2020. Ele registrou cinco vitórias em oito corridas, incluindo as classes Pro e Am nas 24 Horas de Le Mans de 2020, o carro levou a Aston Martin ao título do Campeonato Mundial de Fabricantes da FIA GT e levou Thiim e Sørensen à coroa de pilotos. No total, conquistou 12 vitórias de classe até agora no WEC (Campeonato Mundial de Endurance da FIA).

 

As 24 Horas de Le Mans são a terceira rodada do WEC 2022, que conta com seis rodadas, começando com as 1.000 Milhas de Sebring (EUA) em 11 de março, seguidas pelas 6 Horas de Spa em 8 de maio. Depois de Le Mans, a série segue para a Itália para as 6 Horas de Monza em 10 de julho. O WEC retorna ao Japão pela primeira vez desde 2019 para as 6 Horas de Fuji no dia 11 de setembro. A série terminará com uma corrida de oito horas no Bahrein em 12 de novembro.

 

 

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.

 

Sobre a Aston Martin

Fundada em 1913 em uma pequena garagem de Londres, a Aston Martin consolidou desde cedo sua reputação por meio de participações em corridas e pela qualidade de seus automóveis. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.

 

O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme "007 Contra Goldfinger", de 1964. Atualmente, a marca tem em sua linha de produtos os modelos DBX (SUV), Vantage, DB11 e DBS Superleggera. O Valkyrie, um superesportivo de propulsão híbrida com 1.160 HP de potência, será produzido em série limitada em 2021.

 

A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo – o mais recente deles foi o do Campeonato Mundial de Endurance em 2020. Em 2021, a Aston Martin passa a competir na Fórmula 1 com os pilotos Sebastian Vettel e Lance Stroll.

– FIM –