Fórmula 1: Felipe Drugovich e Bernd Mayländer visitam a Aston Martin São Paulo antes do GP em Interlagos

Muitas histórias de um lado e grande expectativa do outro. A Aston Martin São Paulo recebeu na noite de quarta-feira (1º/11) as visitas do jovem brasileiro Felipe Drugovich, piloto de testes e reserva da equipe Aston Martin Aramco Cognizant, e do veterano Bernd Mayländer, piloto oficial do Safety Car da Fórmula 1. Na presença de clientes e convidados, eles conversaram durante uma hora e meia com o piloto Max Wilson, comentarista de automobilismo da Band.

Como reserva da Aston Martin, Drugovich é a primeira opção da equipe caso um dos titulares (Fernando Alonso e Lance Stroll) fique impedido de pilotar. Foi o que aconteceu nos testes de pré-temporada, em que Drugovich assumiu o volante do Aston Martin AMR23 substituindo o lesionado Stroll. O piloto brasileiro participou do primeiro treino livre para o GP da Itália e fará o mesmo na última prova do ano, o GP de Abu Dhabi. E só não pilotará o carro em Interlagos porque a programação inclui a Sprint Race no sábado, deixando somente um dia de treino livre. Mesmo sendo piloto reserva, Drugovich recebe incentivo dos fãs: “O fato de estar na Fórmula 1, mesmo sem competir, faz as pessoas desejarem boa sorte e manifestarem o desejo de me ver correndo. Os brasileiros adoram Fórmula 1 e o desejo de voltar a ter um piloto para torcer é muito grande”, explica.

 

O alemão Bernd Mayländer teve uma longa carreira antes de se tornar piloto do Safety Car da Fórmula 1. Correu em kart, Fórmula Ford e Fórmula 3, migrou  para categorias de Turismo e GT e, desde 1999, pilota o carro de segurança. “Já estive em mais de 300 GPs e piloto o Safety Car também nas corridas preliminares. Não tenho a pressão de obter resultados, mas preciso manter a concentração do mesmo jeito. Não posso cometer erros, porque a segurança dos outros pilotos também depende de mim”, explica. Minutos antes de subir ao palco, Mayländer comentou: “Eu sinto falta da competição, mas o calendário da F1 não me dá tempo de disputar algum campeonato. Minha última corrida foi em 2021, em Hockenheim, em dupla com Bernd Schneider”.

Max Wilson lembrou da etapa do ITC (International Touring Car, campeonato disputado com os mesmos carros do DTM alemão) realizada em Interlagos em 1996, da qual Mayländer também participou. Nesse momento, a tela atrás dos entrevistados mostrava a formação do grid de largada para a segunda corrida do fim de semana, com o brasileiro na quinta fila e o alemão na oitava. “Larguei na sua frente”, provocou o brasileiro, amigável. Mayländer, igualmente bem humorado, retrucou: “Mas você lembra como foi esse treino, né? Foi na chuva. Nessas condições, você tinha vantagem por estar com um carro de tração traseira, enquanto o meu tinha tração dianteira!”. Ambos riram e o público aplaudiu.

 

 

 

Encerradas as entrevistas, Henry Visconde (presidente da UK Motors, importadora oficial da Aston Martin no Brasil) e Rodrigo Soares (diretor de operações da UK Motors) acompanharam os convidados na revelação do primeiro Aston Martin DB12 em solo brasileiro. O DB12 é equipado com motor V8 biturbo de 4 litros com 680 CV de potência, capaz de levá-lo a 325 km/h e de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Por seu desempenho e dirigibilidade, o DB12 é definido pela fábrica como o primeiro Super Turismo do mundo.

 

 

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo. 

 

Sobre a Aston Martin Lagonda

A visão da Aston Martin é ser a marca britânica mais desejável e ultraluxuosa do mundo, criando os carros de alto desempenho mais viciantes.

 

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e excluisividade. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.

 

A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado pelo tempo e belo estilo para produzir uma variedade de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB11, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie.

 

O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme "007 Contra Goldfinger", de 1964.

 

Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon e sua luxuosa linha de SUVs DBX é orgulhosamente fabricada em St Athan, País de Gales.

 

A Lagonda foi fundada em 1899 e a Aston Martin em 1913. As duas marcas se juntaram em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa agora está listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.

 

A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo.

 

Em 2020, Lawrence Stroll se tornou o presidente executivo da empresa. Foram feitos novos e significativos investimentos, um movimento que levou ao retorno da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team e iniciou uma nova era para a icônica marca britânica.

 

 

– FIM –