Programa de eletrificação da Aston Martin é premiado com financiamento de 9 milhões de libras

A estratégia de eletrificação de alta performance da Aston Martin foi premiada com o prêmio de nove milhões de libras de financiamento governamental por meio do Advanced Propulsion Centre UK (APC), suplementando a pesquisa e o desenvolvimento da inovadora plataforma modular de baterias de veículos elétricos (BEV).

 

Premiado na esteira de um processo competitivo, o prêmio governamental apoiará o desenvolvimento da luxuosa plataforma BEV da Aston Martin e possibilitará o percurso para a emissão de carbono zero, incluindo investimento em veículos leves, um conjunto de ferramentas digitais e treinamento em eletrificação.

 

O anúncio é mais um passo positivo do programa de eletrificação da Aston Martin, o qual forma um pilar da estratégia mais ampla de sustentabilidade Racing.Green. O inovador fabricante britânico de ultraluxo está assumindo um compromisso de dois bilhões de libras em tecnologias avançadas nos próximos cinco anos, com seus investimentos passando dos motores de combustão interna (ICE) à tecnologia BEV.

 

O Projeto ELEVATION, projeto de pesquisa e desenvolvimento envolvendo seis participantes e liderado pela Aston Martin, é apoiado pelo Manufactoring Technology Centre, Expert Toolingand Automation, Creative Composites, FuzzyLogic Studio e WMG, University of Warwick. Este projeto vai encarar os desafios técnicos de desenvolver um pacote de bateria leve de 800V e unidade de propulsão dianteira (EDU, na sigla em inglês) com duplo motor elétrico para uma plataforma modular BEV abrangendo de um supercarro a um SUV.

 

 

Roberto Fedeli, chefe escritório de tecnologia da Aston Martin, disse: “O prêmio de financiamento da APC é outro grande impulso à nossa estratégia de eletrificação e constante busca pela inovação. Fornecendo mais recursos para explorar as possibilidades da nossa plataforma BEV, nos ajudará a alcançar nossa ambição de ser líder na tecnologia BEV interna no segmento de ultraluxo e alta performance. Estamos ansiosos em avançar com esse projeto com a colaboração de nossos parceiros e agradecemos à APC por este incrível apoio.”

 

Ian Constance, executivo-chefe da APC, afirmou: “O 23º round de nossa competição de pesquisa e desenvolvimento coincide com o 10º aniversário da APC. Já tivemos mais de 1,4 bilhão de libras de investimentos em projetos automotivos desde o estabelecimento da APC e estou orgulhoso do impacto que provocamos no Reino Unido. Este anúncio mais recente inclui um conjunto de fabricantes de equipamentos originais (OEM, na sigla em inglês) e fornecedores que demonstram a força automotiva do Reino Unido. Será um acréscimo ao nosso portfólio de projetos inovadores e continuará a conduzir o Reino Unido rumo à ambicionada emissão de carbono zero.”

 

A Aston Martin está desenvolvendo alternativas ao ICE com o primeiro Aston Martin totalmente elétrico com lançamento estimado para 2025. Em 2024 a empresa entregará seu primeiro híbrido plug-in – o supercarro com motor central Valhalla. Por volta de 2026 todas as linhas dos novos modelos da Aston Martin apresentarão uma opção de trem de força eletrificado, com o objetivo de longo prazo de sua gama de produtos estar totalmente eletrificada em 2030.

 

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo. 

 

Sobre a Aston Martin Lagonda

A visão da Aston Martin é ser a marca britânica mais desejável e ultraluxuosa do mundo, criando os carros de alto desempenho mais viciantes.

 

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e excluisividade. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.

 

A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado pelo tempo e belo estilo para produzir uma variedade de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB11, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie.

 

O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme "007 Contra Goldfinger", de 1964.

 

Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon e sua luxuosa linha de SUVs DBX é orgulhosamente fabricada em St Athan, País de Gales.

 

A Lagonda foi fundada em 1899 e a Aston Martin em 1913. As duas marcas se juntaram em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa agora está listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.

 

A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo.

 

Em 2020, Lawrence Stroll se tornou o presidente executivo da empresa. Foram feitos novos e significativos investimentos, um movimento que levou ao retorno da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team e iniciou uma nova era para a icônica marca britânica.

– FIM –