Valour: uma espetacular celebração dos 110 anos da Aston Martin

Em comemoração ao seu 110º aniversário, a Aston Martin tem o orgulho de revelar o Valour, uma espetacular e ultra-exclusiva edição especial equipada com motor V12 e transmissão manual construída para honrar a longa tradição da marca em carros esportivos superlativos com motor dianteiro e agradar aos puristas que almejam uma experiência de pilotagem pura e visceral.

 

Sobre essa nova e excitante edição especial, Lawrence Stroll, presidente-executivo da Aston Martin, disse: “O Valour é a celebração da paixão da Aston Martin por dirigir e uma extraordinária herança, mas é também emblemático da marca atualmente: vibrante e revitalizada. Ícone moderno que funde o caráter clássico à execução contemporânea, o Valour captura a essência do entusiasmo e exclusividade que definem esta célebre marca automobilística. Uma mostra de nosso design de categoria mundial, engenharia e capacidade de fabricação, o Valour é ainda uma prova da posição da Aston Martin como campeã de pilotos e fabricante dos mais empolgantes, exclusivos e desejados carros de alta performance e superluxo do mundo.”

 

Destinado diretamente àqueles que querem saborear uma real e envolvente experiência de pilotagem, o compromisso do Valour com a definitiva performance e estímulo de uma era é inigualável. Único carro esportivo com motor V12 dianteiro disponível com transmissão manual, seu “approach” purista é único em 2023 e um emocionante tributo aos anos dourados da pilotagem.

 

Motivado por sua rica herança, o Valour foi concebido usando o que há de mais recente em tecnologia, métodos e materiais. Da mesma forma, é a união de qualidades essenciais que definem os melhores modelos com motor dianteiro da Aston Martin. Com origem gloriosa e sendo uma obra de arte contemporânea, o Valour é o melhor do passado e do presente da Aston Martin, e o antídoto para carros que parecem isolar os motoristas do processo de pilotagem.

 

A linhagem do Valour é incomparável. Inspirado pelo Vantage V8 original e pelo magnífico Vantage baseado no RHAM/1 “Muncher” Le Mans de corrida de 1980, vangloria-se da musculatura imponente tão típica dos mais recentes carros da Aston Martin. Máquinas como o Vantage V600 biturbo, durante algum tempo o mais potente carro de produção de todo o mundo. Estilo impecável e execução perfeita ecoam o requintado supercarro One-77, enquanto seu intenso caráter focado no motorista conecta o Valour ao singular Victor.

 

 

Com produção global limitada a apenas 110 unidades, a raridade do Valour assegura que ele será um dos mais “colecionáveis” de todos os Aston Martin. A especificação definitiva de um fim de uma era capaz de dar água na boca (que casa o épico V12 de 5,2 litros biturbo de 712 cv de potência e 753 Nm de torque à transmissão manual de seis marchas feita sob medida) garante uma experiência verdadeiramente contagiante e assegura ao Valour um lugar no panteão dos maiores carros para dirigir de todos os tempos.

 

Tirando proveito da calibração única do trem de força, a enorme potência e o torque do Valour são irrestritos, oferecendo ao motorista performance plena e o controle total em cada marcha. Um diferencial mecânico aumenta o senso de conexão análoga direta entre o carro e o motorista, com o suporte adicionado e reassegurado do controle de sistemas da tração eletrônica e da estabilidade. O Valour também está equipado com modos de condução (Sport, Sport+ e Track) para oferecer resposta do acelerador, gerenciamento do torque e o som característico.

 

Subinhando suas credenciais dinâmicas, o Valour recebeu uma suspensão sob medida, com amortecedores, molas e barras estabilizadoras ajustáveis, todos pensados especificamente para o carro. O alinhamento da geometria das rodas cuidou do acerto de câmber, caster e convergência. Essas características asseguram que o Valour possui distintas e claramente definidas qualidades de rodar e dirigibilidade.

 

Reforçando ainda mais suas características dinâmicas únicas, a estrutura personalizada da carroceria apresenta painéis reforçados e braçadeiras de suporte da torre da suspensão traseira e do tanque de combustível. Estes elementos maximizam tanto a rigidez torsional quanto lateral, provendo a suspensão com uma plataforma otimizada a fim de entregar o mais preciso controle da carroceria e refinamento ampliado. Além disso, um novo sistema de direção dá ao condutor ainda maior sensibilidade, conexão e imediatismo.

 

Com freios de cerâmica de carbono de série, o Valour tem enorme poder de frenagem graças aos discos dianteiros de 410 mm x 38 mm com pinças de seis pistões. Na traseira, discos de 360 mm x 32 mm fazem par com pinças de quatro pistões. Oferecendo aumento de performance nas frenagens e significativa redução de 23 kg em massa não suspensa em comparação com os freios de aço, estes discos são projetados para resistir à fadiga dos freios a temperaturas de até 800 graus, possibilitando ao motorista explorar o pleno potencial de performance do Valour com o máximo de confiança e preciso controle.

 

Completa o impressionante pacote do Valour um belo jogo de rodas leves de 21 polegadas forjadas em liga de “honeycomb”, as quais recebem os mais recentes pneus Michelin Sport S 5 produzidos especialmente para a Aston Martin – 275/35 R21 na frente e 325/30 R21 atrás – para assegurar o manuseio inspirado e o controle nas ruas no seco ou no molhado.

 

Simon Newton, diretor de Desempenho de Veículos da Aston Martin, observa: “Inspirados pelos nossos carros icônicos e musculosos do passado, dotamos o Valour com uma abundância de potência e torque, ao mesmo tempo usando tecnologia e engenharia modernas para tornar essa performance mais explorável e agradável. Uma grande parcela dessa característica de honrar o prazer de dirigir foi casar nosso fabuloso motor V12 com a transmissão manual. Isso acabou resultando em algo verdadeiramente inesquecível: uma obra de arte em forma de carro, que cresce ao ser exigido até os limites e tem os reais coração e alma de um clássico eterno.”

 

Estas imensas capacidades de performance e intensas características de pilotagem são vividamente expressas na postura ampla e no físico altamente desenvolvido. Produzida inteiramente em fibra de carbono, a carroceria une o design contemporâneo da Aston Martin aos traços imediatamente reconhecíveis do icônico Vantage V8 dos anos 70. O resultado é audacioso e inconfundível de qualquer ângulo.

 

O capô em forma de concha apresenta uma grande abertura em ferradura e dois dutos NACA para prover ampla ventilação para o V12 biturbo que fica abaixo. A icônica forma da grade da Aston Martin evoluiu para melhorar tanto a forma como a função. Sua seção central é definida por estrias de alumínio, enquanto grandes tomadas de fibra de carbono de ambos os lados alimentam o motor e os freios com ar frio. Eles também emolduram os classicamente inspirados faróis redondos de LED, exclusivos para o Valour e os quais ficam sob a jovial grade lembrando uma sobrancelha com efeito desafiador.

 

Modernas ideias aerodinâmicas foram incorporadas ao design, com a administração do fluxo de ar otimizando a estabilidade e ao mesmo tempo conquistando um assertivo e exclusivo desenho. O proeminente difusor traseiro e ventilação do para-choque dianteiro incorporados aos flancos do Valour trabalham em harmonia com o painel traseiro com aberturas geradoras de vórtices, cauda elegantemente levantada e o difusor proeminente para alcançar o equilíbrio aerodinâmico.

 

A extremidade traseira também apresenta um grafismo surpreendente, com um conjunto de luzes de LED (seis de cada lado) repetindo o inovador hipercarro Valkyrie. Um toque de alumínio polido em toda a largura delineia a parte traseira, separando as seções de cima e de baixo com efeito notável. Posicionado entre os elementos mais fundos do difusor traseiro está a peça central do extraordinário desenho da traseira do Valour: um triplo cano de escapamento fabricado em aço inoxidável bastante leve. Com a espessura da parede inferior a 1 mm, essa tubulação especial representa uma economia de 7 kg em relação ao sistema tradicional, e ainda emite um som glorioso e potente.

 

 

A celebração da herança da Aston Martin prossegue no interior do Valour, com o atemporal cockpit de dois assentos de simplicidade ímpar e sedutor ao toque. No centro de tudo está a alavanca de câmbio da transmissão manual. Com uma variedade de materiais como alumímio, titânio, fibra de carbono ou nogueira para o seletor do câmbio e um mecanismo de mudança exposto para enfatizar a conexão mecânica, o Valour valoriza a entrega da ligação física e emocional perdida para o progresso.

 

O magistral uso de materiais tem sido marca da Aston Marton, portanto não é surpresa encontrar o interior do Valour brilhando com a original e efetiva combinação a partir das quais os clientes podem criar suas próprias e originais especificações. Por exemplo, o tradicional tweed de lã inspirado pela cobertura dos bancos do Aston Martin DBR1 vencedor em Le Mans em 1959 fornece um maravilhoso contraste com a altamente tecnológica fibra de carbono usada para formar as conchas dos bancos leves do Valour, acabamentos de porta, saídas de ar, console central superior e túnel de transmissão feitos sob medida.

 

Personalizações adicionais surgem na forma de um método flexível de customização da pintura. Separando a carroceria do Valour em quatro áreas (dianteira, teto, laterais e traseira), os clientes podem optar a partir de uma extensa variedade de faixas e desenhos gráficos pintados à mão, os quais podem ser aplicados com qualquer uma das 21 cores.

 

Caso o cliente queira ir ainda além da paleta de cores standard opcionais do Valour, ele pode requisitar os serviços da Q by Aston Martin para criar uma especificação realmente sob medida. Exemplos disso incluem o desenho de uma pintura pontual, a carroceria de fibra de carbono 2 x 2 totalmente exposta, com opções de matizes em vermelho, azul e verde, rodas pintadas, detalhes interiores em fibra de carbono Mokune ou uma escolha de tecidos de tweed e cashmere Johnsons of Elgin para os bancos.

 

Miles Nurnberger, diretor de design da Aston Martin, disse: “Na Aston Martin nosso design é sempre progressivo, mas na hora de celebrar um marco significativo, como nosso 110º aniversário, nos permitimos certa liberdade. Consequentemente, o Valour é gloriosamente inquestionável; um exemplar dos velhos tempos refinado e repaginado pelas lentes de 2023. Voltando a uma forma esculpida, se afastando de uma forma mais escultural que define os atuais modelos de série da Aston Martin, com detalhes audaciosos e modernos materiais do presente. Estamos ansiosos para assegurar que sua aparência reflita a experiência de pilotar. A fisicalidade bruta da forma deve dizer tudo o que você precisa saber sobre a feroz performance e emoções análogas de domar um carro esporte de 715PS com transmissão manual, embora o evidente uso das últimas tecnologias aponte para um modelo de condutas modernas e excepcionais capacidades dinâmicas.”

 

A produção do Valour deve começar no quartel-general da Aston Martin em Gaydon no terceiro trimestre de 2023, com as primeiras entregas previstas para o quarto trimestre. No Brasil, será vendido mediante encomenda. Pronto para se tornar um dos mais cobiçados carros da incomparável lista de icônicos esportivos especiais de série com motor dianteiro, o Valour é uma peça especial de colecionadores que precisa ser dirigido.

 

 

 

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo. 

 

Sobre a Aston Martin Lagonda

A visão da Aston Martin é ser a marca britânica mais desejável e ultraluxuosa do mundo, criando os carros de alto desempenho mais viciantes.

 

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e excluisividade. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.

 

A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado pelo tempo e belo estilo para produzir uma variedade de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB11, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie.

 

O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme "007 Contra Goldfinger", de 1964.

 

Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon e sua luxuosa linha de SUVs DBX é orgulhosamente fabricada em St Athan, País de Gales.

 

A Lagonda foi fundada em 1899 e a Aston Martin em 1913. As duas marcas se juntaram em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa agora está listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.

 

A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo.

 

Em 2020, Lawrence Stroll se tornou o presidente executivo da empresa. Foram feitos novos e significativos investimentos, um movimento que levou ao retorno da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team e iniciou uma nova era para a icônica marca britânica.

– FIM –